CENTRO DE EDUCAÇÃO
INFANTIL
MARIA MARLÚCIA CORREIA FERRO
CNPJ:
07.515.251/0001-58. Rua São Pedro, 36 Centro – CEP: 55330-000 Bom Conselho –
Pernambuco
APRENDI
MATEMÁTICA BRINCANDO
Março,
2012
ELABORAÇÃO REALIZADA
PELAS PROFESSORAS E A EQUIPE GESTORA
Nº.
|
NOME
|
FUNÇÃO
|
01
|
Ana
Lúcia Pinto Azevedo Queiroz
|
Professora
|
02
|
Ana
Maria Tavares da Silva
|
Professora
|
03
|
Ana
Marinho Colatino
|
Professora
|
04
|
Edlaine
Dias de Oliveira
|
Professora
|
05
|
Eliane
Barbosa Ferreira
|
Professora
|
06
|
Eliude
Goes de Melo
|
Professora
|
07
|
Elizama
Goes de Melo
|
Professora
|
08
|
Flávia
Patrícia Tenório Ferro
|
Orientadora
|
09
|
Joelza
Barros de Souza Teixeira
|
Professora
|
10
|
Josefa
Maria Teixeira Costa
|
Professora
|
11
|
Josenilda
Ferreira de Oliveira
|
Professora
|
12
|
Lúcia
Lopes de Jesus
|
Professora
|
13
|
Luciana
dos Santos
|
Professora
|
14
|
Lucilda
Ferreira Tavares
|
Professora
|
15
|
Márcia
Alves Costa
|
Professora
|
16
|
Polyana
Maria Cabral Feliciano
|
Professora
|
17
|
Rita
de Cássia Marques Miranda
|
Professora
|
18
|
Sandra
das Chagas Figueiredo
|
Professora
|
19
|
Selma
Ferreira de Souza
|
Diretora
|
DURAÇÃO: 11
MESES PARA O INFANTIL II (5 E 6 ANOS).
11 MESES PARA O INFANTIL I
(4 E 5 ANOS).
DEDICATÓRIA
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO...........................................................................................................05
JUSTIFICATIVA...............................................................................................................06
OBJETIVOS.....................................................................................................................07
GERAL
ESPECÍFICOS
METODOLOGIA..............................................................................................................08
FOTOGRAFIAS...............................................................................................................09
AVALIAÇÃO.....................................................................................................................10
CRONOGRAMA..............................................................................................................11
CONCLUSÃO..................................................................................................................12
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................12
APRESENTAÇÃO
Este projeto tem como tema: “APRENDI MATEMÁTICA BRINCANDO’’ e será
desenvolvido no Centro de Educação Infantil Maria Marlúcia Correia Ferro
localizado na Rua São Pedro, 36 em Bom Conselho - PE. Atendendo 389 estudantes
com faixa etária de 4 a 6 anos tendo como objetivo mostrar
a importância de trabalhar a matemática de forma lúdica, inserindo os jogos
para enriquecer as aulas, motivar e despertar o interesse das crianças desta Unidade
de Ensino.
JUSTIFICATIVA
"Para o desenvolvimento do
raciocínio lógico matemático, o mediador deve organizar jogos voltados para
classificação, seriação, seqüência, espaço, tempo e medidas". A introdução
de jogos como recurso didático nas aulas de matemática é tido como
possibilidade para diminuir os bloqueios apresentados por alguns alunos, a
respeito da matemática. Kishimoto (2000).
A matemática faz parte da nossa vida.
Iniciando no nascimento, temos uma data, dia mês e ano, somos pesados, medidos
e aí continua a matemática no nosso cotidiano, ela nos acompanha em muitos
aspectos de nossa vida.Por isso devemos dar importância e proporcionar aos
nossos alunos momentos prazerosos com a matemática.
Nesta perspectiva, quando
a prática pedagógica é trabalhada a partir de atividades com o lúdico, os
educadores são conduzidos a pensar em mudanças que sejam significativas para o
meio educacional, dando ênfase ao desenvolvimento cognitivo e provocar o
amadurecimento do ser humano como um todo a partir da ludicidade.
Pode-se entender o
universo lúdico como parte fundamental da construção social da subjetividade
social da criança, elaborando valores que a sociedade lhe apresenta como
importantes e indispensáveis para seu convívio social.
Com a introdução dos jogos
matemáticos como recurso pedagógico, a criança aprende brincando e torna-se
mais fácil o seu entendimento e compreensão de regras. As regras são de suma
importância para a vida em sociedade, despertando também o companheirismo.
OBJETIVO GERAL
Contribuir para a melhoria da
qualidade do ensino de matemática, utilizando à contagem oral, as operações
numéricas, a noção de quantidade, de tempo e de espaço, construção das noções
matemáticas, desenvolver o pensamento e o raciocínio lógico das crianças.
ESPECÍFICOS
Ø
Utilizar
os jogos como instrumento no ensino aprendizagem da matemática;
Ø
Ter
confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com
situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;
Ø
Utilizar
a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças
reconheçam sua necessidade;
Ø
Lê
e registrar com compreensão os números;
Ø
Conhecer
tabela e gráficos simples;
Ø
Compreender
o conceito de número;
Ø
Estabelecer
relação entre quantidades, grandezas e formas;
Ø
Utilizar
em jogos e situações-problema as operações de adição, multiplicação, subtração
e divisão;
Ø
Interpretar
calendários identificando dia, semana, mês e ano;
Ø
Classificar
sólidos geométricos segundo a forma;
Ø
Utilizar
cédulas para realizar resoluções de situações problemas;
Ø
Conhecer
o sistema monetário brasileiro através das cédulas e moedas.
METODOLOGIA
O brincar desempenha um papel
importante na Educação Infantil e segundo Moyles (2002), deve estar impregnado
no maior número possível de atividades apresentadas às crianças, em vez de ser
considerado o brincar como um processo, ou seja, como um meio para ensinar e
aprender.
Vygostsky também chama a atenção que
a brincadeira possibilita, provoca. Para ele brincar é uma ação de extrema
importância para a aprendizagem das crianças, pois nela ocorre uma mediação
interpsíquica, que facilita e torna mais efetiva a aprendizagem.
Diante desta concepção as atividades
que farão parte da nossa rotina no ensino da Matemática são as seguintes:
Ø
Apresentação
da origem dos números através de textos informativos;
Ø
Uso
da calculadora para que as crianças identifiquem e registrem os números
solicitados pela professora, contagem, sequência, seriação, etc;
Ø
Jogo
da memória;
Ø
Jogo
do quebra cabeça;
Ø
Jogo
do Dominó;
Ø
Jogo
do Bingo;
Ø
Jogos
de encaixe,
Ø
Resoluções
de problemas do cotidiano, objetos do dia a dia (brinquedos, régua,
balança, fita métrica, calendário) e sucatas para realizar
contagens (tampinhas, contas, palitos, sementes, etc);
Ø
Jogo
do dado;
Ø
Jogo
do boliche;
Ø
Jogo
da amarelinha;
Ø
Jogo
da carona;
Ø
Jogo
do tabuleiro (quantidade, reconhecimento do número, operações, etc;
Ø
Jogo
da trilha (sequência, antecessor, sucessor, quantidade, etc;
Ø
Utilização
de músicas relacionadas à contagem e ao sistema de numeração;
Ø
Leitura
e escrita dos números.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá ao longo do
processo ensino-aprendizagem, através da o bservação e participação das crianças
e dos registros individuais, proporcionando as mesmas múltiplas possibilidades
de se expressar, rever e aprofundar a sua visão em relação ao sistema de
numeração decimal, a contagem e ao racíocinio lógico.
CRONOGRAMA
ATIVIDADES
|
M
|
A
|
M
|
J
|
J
|
A
|
S
|
O
|
N
|
D
|
Apresentação
da origem dos números através de testos informativos
|
X
|
|||||||||
Jogo da
memória
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|||||
Jogo do
quebra cabeça
|
X
|
X
|
X
|
X
|
||||||
Jogo do
Dominó
|
X
|
X
|
||||||||
Jogo do
Bingo
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
||||
jogos de
encaixe
|
X
|
X
|
X
|
|||||||
Resoluções
de problemas do cotidiano, objetos do dia a dia (brinquedos, régua,
balança, fita métrica, calendário, etc) e sucatas para
realizar contagens (tampinhas, contas, palitos, sementes, etc)
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Jogo do
dado
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
||||
Jogo do
boliche
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|||||
Jogo da amarelinha
|
X
|
X
|
X
|
|||||||
Utilização
da calculadora para contagem, seriação, seqüência e reconhecimentos dos
números
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|||||
Utilização
de músicas relacionadas à contagem e ao sistema de numeração;
Leitura dos
números
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|||||
Jogo da
carona
|
X
|
|||||||||
Leitura dos
números
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Culminância
do Projeto
|
X
|
CONCLUSÃO
Conclui-se que ao término deste
projeto, sentimos que colocamos um pouco de nossa trajetória profissional na
tentativa de fornecer subsídios, que possam tornar as nossas aulas de
matemática prazerosas, significativas e que auxiliem no desenvolvimento das crianças
de 4, 5 e 6 anos à aprendizagem de classificação, seriação, ordenação,
comparação,etc. E façam uso do raciocínio lógico resolvendo seus conflitos
matemáticos.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Ø
REVISTA
CRIANÇA, Informativo ao Professor de
Pré-escola, Ano v – nº.10, São Paulo: FAE, 1988.
Ø
TOSATTO,
Carla Cristina, O jogo em cena: do
prazer de brincar ao prazer de aprender. Curitiba: Positivo, 2006.
Ø
NOVA
ESCOLA, Planejamento. São Paulo:
Abril, 2006.
Ø
REFERENCIAL
CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, Ministério da Educação e do
Desporto, Brasília: MEC/SEF, 1998.
Ø
SIEDEL,
Tizuko Morchida, Jogo, brinquedo,
brincadeira e a educação. São Paulo: Cortes, 1999.
TEMA: EU TENHO
UM NOME
“É necessária a interação do indivíduo
com o meio, a troca de idéias, pensamentos divergentes para que haja interação
de saber”.
(Sonia
Kramer, 1989)
ELABORAÇÃO
REALIZADA PELAS PROFESSORAS E A EQUIPE GESTORA
Nº.
|
NOME
|
FUNÇÃO
|
01
|
Ana
Lúcia Pinto Azevedo Queiroz
|
Professora
|
02
|
Ana
Maria Tavares da Silva
|
Professora
|
03
|
Ana
Marinho Colatino
|
Professora
|
04
|
Edlaine
Dias de Oliveira
|
Professora
|
05
|
Eliane
Barbosa Ferreira
|
Professora
|
06
|
Eliude
Goes de Melo
|
Professora
|
07
|
Elizama
Goes de Melo
|
Professora
|
08
|
Flávia
Patrícia Tenório Ferro
|
Orientadora
|
09
|
Joelza
Barros de Souza Teixeira
|
Professora
|
10
|
Josefa
Maria Teixeira Costa
|
Professora
|
11
|
Josenilda
Ferreira de Oliveira
|
Professora
|
12
|
Lúcia
Lopes de Jesus
|
Professora
|
13
|
Luciana
dos Santos
|
Professora
|
14
|
Lucilda
Ferreira Tavares
|
Professora
|
15
|
Márcia
Alves Costa
|
Professora
|
16
|
Polyana
Maria Cabral Feliciano
|
Professora
|
17
|
Rita
de Cássia Marques Miranda
|
Professora
|
18
|
Sandra
das Chagas Figueiredo
|
Professora
|
19
|
Selma
Ferreira de Souza
|
Diretora
|
DURAÇÃO: 06
MESES PARA O INFANTIL II (5 E 6 ANOS).
06 MESES PARA O INFANTIL I (4 E 5 ANOS).
DEDICATÓRIA
Dedicamos este projeto às crianças do
Centro de Educação Infantil Maria Marlúcia Correia elas que nos ensinam lições
de simplicidade e fortalecem a nossa esperança no poder transformador da Educação.
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO...........................................................................................................06
JUSTIFICATIVA...............................................................................................................07
OBJETIVOS.....................................................................................................................08
GERAL
ESPECÍFICOS
METODOLOGIA..............................................................................................................09
AVALIAÇÃO....................................................................................................................10
CRONOGRAMA..............................................................................................................11
CONCLUSÃO..................................................................................................................11
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................11
APRESENTAÇÃO
Este projeto tem como tema: “EU TENHO UM NOME” e será desenvolvido
no Centro de Educação Infantil Maria Marlúcia Correia Ferro localizado na rua São
Pedro, 36 em Bom Conselho - PE. Atendendo 389 estudantes com faixa etária de 4
a 6 anos tendo como objetivo trabalhar o próprio nome das nossas crianças e
apontar as variadas alternativas para que os professores de Educação Infantil
enriqueçam sua prática, sua motivação e despertem o interesse das crianças em
aprender o seu nome que é significativo na vida do ser humano.
Na busca de um aperfeiçoamento
contínuo de nossa prática pedagógica, desenvolvemos este projeto como mais um
recurso do qual os professores poderão associar toda a sua criatividade,
competência teórica e prática, ligada às suas vivências no ensino da Linguagem
Oral e Escrita.
JUSTIFICATIVA
“O próprio nome é, entre todas as
palavras, aquela que mais significa para a criança. Seu significado é todo
especial, carrega um grande valor afetivo – um chamado à Vida.
(Roselena
Siviero)
Diante da afirmativa, a escolha da
temática “EU TENHO UM NOME” se deu
pelo fato de ser um assunto altamente significativo para as crianças no início
do processo de alfabetização. O seu nome reflete sua identidade pessoal, sua
existência humana. O nome atribui à criança ser pertencente a um lugar, fazer
parte deste lugar, um singular tendo seu lugar marcado no coletivo.
Este coletivo é representado na sala
de aula pelos outros, ou seja, o seu grupo. É este grupo que dá consistência e
vida ao outro que habita dentro de cada sujeito. A boa relação com este outro é
uma conquista e uma conseqüência oriunda da convivência com os outros do
coletivo.
O sujeito é representado pelo seu
nome, e é importante que a relação que tem com o outro seja de amor, pois a boa
relação com o outro provoca o desejo que neste caso seria a construção da
escrita do seu próprio nome.
O amor a si próprio, a convivência
com os outros, a interação da professora propondo situações-desafios
facilitarão ao sujeito a resolução do problema: “Construir a escrita do seu
nome”.
Além de representar a criança como
pessoa o nome tem, também a função social de identificar seus pertences,
marcando sua presença e pertencimento ao grupo. Por isso, é importante
oportunizar o convívio da criança com a escrita do seu nome.
Sendo o nome a palavra que a criança
pode memorizar, antes de qualquer outra, torna-se um modelo de escrita e cumpre
função muito especial, pois, via a regra, é a primeira forma gráfica dotada de
estabilidade no processo de aquisição da linguagem escrita.
O nome comporta, porém, outros
pressupostos importantes: dá informação sobre as letras; sua forma
convencional; sobre a quantidade de letras necessárias para escrevê-lo; sobre a
variedade, posição e ordem das letras; serve de ponto de referência para
confrontar as concepções da criança com realidade convencional a escrita.
O produto final deste trabalho será
uma exposição coletiva da evolução da escrita do nome das crianças através de
atividades escritas e lúdicas realizadas, e uma mesa de autográfos.
OBJETIVOS
GERAL
v
Proporcionar
à criança reconhecer e escrever seu nome nas diversas situações do cotidiano em
que seu uso se faça necessário.
ESPECÍFICOS
v
Motivar
as crianças a construírem o conhecimento sobre leitura e escrita do seu nome;
v
Escrever
livremente e ler seu nome de forma convencional e não convencional;
v
Proporcionar
às crianças a sua interação com o mundo das letras;
v
Identificar
o seu nome em diversas situações;
v
Escrever
seu nome em diversas situações que se faça necessário o seu uso;
v
Possibilitar
à criança produzir a escrita do próprio nome a punho, utilizando o conhecimento
que dispõe sobre o sistema de escrita;
v
Reconhecer
o nome enquanto identidade;
v
Familiarizar
as crianças com as letras do alfabeto, promovendo a discriminação e comparação
de semelhanças e diferenças;
v
Reconhecer
a letra inicial e final dos nomes, percebendo a posição da letra na palavra;
v
Proporcionar
as crianças a fazerem a ordenação do nome próprio e outras palavras;
v
Relacionar
as letras do seu nome com as do colega, número de letras do nome, nome com
menos e mais letras, através do jogo;
v
Identificar
os sons iniciais, mediais e finais no seu nome próprio e dos colegas.
METODOLOGIA
“O nome próprio escrito, ou a
assinatura, é parte da pessoa, de sua identidade”.
(Ferreiro, 1970)
Sabemos que cada ser tem sua
individualidade, que é reforçada por seu nome que o identifica, o diferencia, o
situa socialmente.
Ao lado da carga afetiva que o nome
traz, o conjunto dos nomes da turma passa a se tornar modelo de escrita fixa,
que devem ser conhecida por todos, para que, a partir delas, análises,
confrontos e construções de novas palavras ocorram.
Relacionando as letras do seu nome
com as do colega, número de letras do nome, nome com menos letras, através de
jogos, a criança identifica e constrói a escrita do seu nome e dos colegas.
Diante do que foi mencionado, iremos
trabalhar a seguinte metodologia:
v
Utilização
de crachás;
v
Utilização
de fichas;
v
Apresentação
do nome através de tatuagem, pulseira, colar, etc.;
v
Procurar
o seu nome na lista dos nomes dos alunos;
v
Jogos
variados: bingo, dado, boliche...;
v
Escrita
livre e leitura do seu nome;
v
Ordenação
com letras móveis;
v
Trabalho
artístico com a letra do seu nome;
v
Leitura
do nome em fichas e em cartazes;
v
Lista
do nome dos alunos;
v
Trabalhar
com diferentes gêneros textuais como: música, parlenda, textos informativos,
poesia, contos, fábula, etc.;
v
Atividades
de escrita referente aos nomes das crianças;
v
Alfabeto
móvel e fixado na parede;
v
Produção
textual;
v
Trabalhos
artísticos envolvendo o nome;
v
Assinatura
do nome da criança mensalmente;
v
Produção
de textos descritivos.
AVALIAÇÃO
“A avaliação precisa ser
uma atitude, um gesto afetivo, uma acolhedora que reflita uma educação de
qualidade, de sensibilidade e de respeito aos educandos e aos educadores”.
(Gavião, Ana
Teresa)
Cada criança possui uma natureza
singular que a caracteriza como ser que sente e pensa o mundo, de um jeito
muito próprio. Através da interação com as pessoas e com o meio que a circunda,
a criança vai conhecendo o mundo e se autoconhecendo.
Compreender, conhecer e avaliar o
jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da
Educação Infantil.
A prática que iremos avaliar será
continuamente, através das atividades propostas, escrita mensalmente do seu
nome e dos testes de escrita, pois fornecem informações para a tomada de
decisões que auxiliam a criança como um todo e organizar a práxis docente.
A lei de Diretrizes e Bases da
Educação nacional 9394/96, na seção II – Da Educação Infantil, destina um de
seus três artigos à questão da avaliação: Art.31 “Na Educação Infantil a
avaliação far-se-á á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento,
sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental”.
A Lei apresenta, portanto, uma
proposta de avaliação contínua, sem o objetivo de excluir e selecionar a
criança, mas voltada para o acompanhamento de seu desenvolvimento.
Ao avaliar o aluno o professor
contribui decisivamente para o desenvolvimento integral do potencial infantil,
e ela será um instrumento para ele a reformular a ação educativa que exerce.
(Nicolau,2002)
CRONOGRAMA
ATIVIDADES
|
M
|
A
|
M
|
J
|
J
|
Utilização de crachás
|
X
|
||||
Utilização de fichas
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Apresentação do nome através de
tatuagem e etc.
|
X
|
X
|
|||
Procurar o seu nome na lista dos
nomes dos alunos
|
X
|
X
|
|||
Jogos variados: bingo, dado, boliche
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Escrita livre e leitura do seu nome
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Ordenação com letras móveis
|
X
|
||||
Trabalho artístico com a letra do
seu nome
|
X
|
||||
Leitura do nome em fichas e em
cartazes
|
X
|
X
|
|||
Lista do nome dos alunos
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Trabalhar com diferentes gêneros
textuais como: música, parlenda, textos informativos, poesia, contos, fábula,
etc
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Atividades de escrita referente aos
nomes das crianças
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Alfabeto móvel e fixado na parede
|
X
|
X
|
X
|
X
|
|
Produção textual
|
X
|
X
|
X
|
||
Trabalhos artísticos envolvendo o
nome
|
X
|
X
|
X
|
||
Assinatura do nome da criança
mensalmente
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Culminância do Projeto
|
X
|
CONCLUSÃO
Conclui-se que ao desenvolver este
projeto iremos amenizar os problemas referentes à escrita do nome próprio, como
também incentivar as nossas crianças a valorizarem a sua escrita nos diversos
níveis.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- REFERENCIAL CURICULAR PARA A EDUCAÇÃO
INFANTIL.
- POSITIVO, Desafios do conhecimento, vol.01, Curitiba: Copyright, 2004.
-
PROCÓPIO, Mércia Maria Silva, Letra,
palavra e texto: Alfabetização e projetos, Paulo:Scipione, 2001.
-
XAVIER, Avani Avelar, Alfabetização sem
mistério: Manual do Professor, Belo Horizonte: Dimensão, 2004.
-
AROEIRA, Maria Luiza Campos, No mundo
das palavras, Belo Horizonte: Dimensão, 2004.
-
PINTO, Geruza Rodrigues, O dia-a-dia do
Professor, vol.1, Belo Horizonte: FAPI LTDA.
PROJETO
JUNINO 2012
“
O ARRAIÁ DO REI DO BAIÃO VAI SÊ BÃO DE MONTÃO”
|
ELABORAÇÃO
REALIZADA PELAS PROFESSORAS E EQUIPE GESTORA
Nº.
|
NOME
|
FUNÇÃO
|
01
|
Ana Lúcia Pinto Azevedo
Queiroz
|
Professora
|
02
|
Ana Maria Marinho Colatino
|
Professora
|
03
|
Ana Maria Tavares da Silva
|
Professora
|
04
|
Edlaine Dias de Oliveira
|
Professora
|
05
|
Eliane Barbosa ferreira
|
Professora
|
06
|
Eliude Goes de Melo
|
Professora
|
07
|
Elizama Goes de melo
|
Professora
|
08
|
Flávia Patrícia Tenório
Ferro
|
Orientadora
|
09
|
Joelza Barros de Souza
Teixeira
|
Professora
|
10
|
Josefa Maria Teixeira Costa
|
Professora
|
11
|
Josenilda Ferreira de
Oliveira
|
Professora
|
12
|
Lúcia Lopes de Jesus
|
Professora
|
13
|
Luciana dos Santos
|
Professora
|
14
|
Lucilda Ferreira Tavares
|
Professora
|
15
|
Márcia Alves Costa
|
Professora
|
16
|
Maria
Aparecida Almeida de carvalho
|
Professora
|
17
|
Polyana Maria Cabral
Feliciano
|
Professora
|
18
|
Rita de Cássia Marques
Miranda
|
Professora
|
19
|
Roberta Leite Alves
|
Professora
|
20
|
Sandra das Chagas
Figueiredo
|
Professora
|
21
|
Selma Ferreira de Souza
|
Diretora
|
DURAÇÃO: 02 SEMANAS
CRIANÇAS ATENDIDAS: INFANTIL
I (4 E 5 ANOS) E INFANTIL II (5 E 6 ANOS).
APRESENTAÇÃO
Este projeto que tem como tema: “O
ARRAIÁ DO REI DO BAIÃO VAI SÊ BÃO DE MONTÃO”, será realizado no Centro
Municipal de Educação Infantil, durante o mês de junho do referido ano, onde
atenderá crianças de 4, 5 e 6 anos, com o objetivo de incentivar as crianças a
apresentarem gosto pelas festas juninas, oferecendo-as oportunidades de descontração, socialização e ampliação de
seus conhecimentos.
JUSTIFICATIVA
O mês de junho sempre desperta um
grande interesse nas crianças em trabalhar o assunto “FESTA JUNINA”. O mês é
marcado por grandes comemorações. As pessoas soltam fogos de artifício,
enfeitam suas ruas e casas com bandeirinhas, com balões, fazem barraquinhas
para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.
Sendo assim, o projeto surgiu com a
finalidade de proporcionar as crianças de Educação Infantil de 4, 5 e 6 anos a
exploração das datas comemorativas, ajudando assim a elas conhecerem um pouco a
cultura do Brasil e identificar seus costumes e tradições.
OBJETIVO
GERAL
Incentivar nas crianças o gosto
pelas festas juninas, oferecendo oportunidades de descontração, socialização e
ampliação dos seus conhecimentos através de atividades diversificadas,
brincadeiras e apresentações características destes festejos, ressaltando seus
aspectos popular, social e cultural. Como também a história de Luiz Gonzaga.
OBJETIVOS
ESPECIFÍCOS
- Conhecer a origem das festas juninas;
- Conhecer as características das festas juninas;
- Promover festas no C.E.I.M.M.C.F;
- Propiciar as crianças a participarem em diversas brincadeiras;
- Conhecer os costumes valorizar a tradição;
- Incentivar a apreciação pelas festas;
- Compreender a história das festas juninas, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
- Ampliar o vocabulário;
- Conhecer a biografia de Luiz Gonzaga;
- Desenvolver os ritmos e as habilidades motoras;
- Informar sobre o perigo que pode causar ao soltar balões:
- Prejuízos dos campos queimados, as plantações e a as pessoas;
- Lembrar dos santos padroeiros nesta festa: Santo Antônio,São João e São Pedro como homens que viveram como verdadeiros cristãos;
- Conhecer a diversidade textual.
METODOLOGIA
- Socialização do tema e conhecimento que cada criança possui sobre ele;
- Letra inicial e final, quantidade de letras;
- Sílaba inicial, medial e final;
- Leitura e escrita de diversos gêneros textuais: advinha, receita, música e convite;
- Produção de uma lista das comidas típicas;
- Jogo da memória para noções de pares;
- Cruzadinha envolvendo o tema do projeto;
- Jogo do bingo com os símbolos juninos;
- Ensaio de danças e quadrilha homenageando Luiz Gonzaga;
- Confecção do convite para a festa;
- Confecção de bandeiras para a decoração da sala;
- Cantar e dançar músicas juninas;
- Brincadeiras de roda, pescaria, tiro ao alvo, argolas, estourar bolas, etc;
- Desenho e colagem livre sobre o tema;
- Uso da audição para a apreciação musical.
CULMINÂNCIA
A culminância se dará com a
apresentação das danças por duplas de turmas no dia 22 de junho de 2012.
AVALIAÇÃO
Será avaliado no decorrer do
projeto a participação, a colaboração e organização das crianças durante as
atividades. Aproximando-se da realidade, em benefício do seu desenvolvimento,
vinculando os conteúdos curriculares à programação, com aproveitamento
pedagógico das atividades desenvolvidas de forma interdisciplinar.
CONTEÚDOS
A SEREM VIVENCIADOS DURANTE O PROJETO DOS REFERENTES COMPONENTES CURRICULARES
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
Leitura,
compreensão e interpretação dos gêneros textuais:
o
Receita;
o
Conto;
o
Convite;
o
Música;
o
Lista;
o
Advinhas.
Associação
de idéias;
- Reconhecer personagens;
- Alfabeto;
- Letra inicial, final e quantidade de letras;
- Sons iniciais, mediais e finais.
- MATEMÁTICA
Sistema
de numeração decimal:
o
Contagem;
o
Sequência
de 0 a 20;
o
Noção
de pares;
o
Probleminhas
de adição.
NATUREZA
E SOCIEDADE
Origem
das festas juninas;
Símbolos
juninos: Fogueira, balão, fogos e bandeira;
Biografia
de Luiz Gonzaga;
Instrumentos
musicais: Sanfona, triângulo e zabumba;
Tradições
culturais: crenças e danças.
MOVIMENTO
Expressividade
corporal;
Coordenação
motora;
Habilidades
motoras: Dança e brincadeira da pescaria e da argola.
MÚSICA
Apreciação
musical;
Ritmo:
o
Forró;
o
Ciranda;
o
Xaxado;
o Quadrilha.
ARTES
Fazer
artístico:
o
Confecção
de bandeiras;
o
Dobradura
do instrumento musical sanfona;
o
Desenho
livre dos símbolos juninos;
o
Recorte
e colagem;
o
Pinturas
diversas ( tinta, lápis cera, sementes, etc.)
RECREAÇÃO
Ensaio
das danças para culminância do projeto.
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