Projetos



                CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
          MARIA MARLÚCIA CORREIA FERRO

CNPJ: 07.515.251/0001-58. Rua São Pedro, 36 Centro – CEP: 55330-000 Bom Conselho – Pernambuco

                         



APRENDI MATEMÁTICA BRINCANDO

Março, 2012



ELABORAÇÃO REALIZADA PELAS PROFESSORAS E A EQUIPE GESTORA


Nº.
NOME
FUNÇÃO
01
Ana Lúcia Pinto Azevedo Queiroz
Professora
02
Ana Maria Tavares da Silva
Professora
03
Ana Marinho Colatino
Professora
04
Edlaine Dias de Oliveira
Professora
05
Eliane Barbosa Ferreira
Professora
06
Eliude Goes de Melo
Professora
07
Elizama Goes de Melo
Professora
08
Flávia Patrícia Tenório Ferro
Orientadora
09
Joelza Barros de Souza Teixeira
Professora
10
Josefa Maria Teixeira Costa
Professora
11
Josenilda Ferreira de Oliveira
Professora
12
Lúcia Lopes de Jesus
Professora
13
Luciana dos Santos
Professora
14
Lucilda Ferreira Tavares
Professora
15
Márcia Alves Costa
Professora
16
Polyana Maria Cabral Feliciano
Professora
17
Rita de Cássia Marques Miranda
Professora
18
Sandra das Chagas Figueiredo
Professora
19
Selma Ferreira de Souza
Diretora



DURAÇÃO: 11 MESES PARA O INFANTIL II (5 E 6 ANOS).
                     11 MESES PARA O INFANTIL I (4 E 5 ANOS).


   DEDICATÓRIA


           Dedicamos esse projeto as professoras do Centro Municipal  de Educação Infantil que não medem esforços para a execução do mesmo.


SUMÁRIO

 
APRESENTAÇÃO...........................................................................................................05

JUSTIFICATIVA...............................................................................................................06

OBJETIVOS.....................................................................................................................07

                    GERAL

                    ESPECÍFICOS

METODOLOGIA..............................................................................................................08

 FOTOGRAFIAS...............................................................................................................09

AVALIAÇÃO.....................................................................................................................10

CRONOGRAMA..............................................................................................................11

CONCLUSÃO..................................................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................12



 APRESENTAÇÃO


           Este projeto tem como tema: “APRENDI MATEMÁTICA BRINCANDO’’ e será desenvolvido no Centro de Educação Infantil Maria Marlúcia Correia Ferro localizado na Rua São Pedro, 36 em Bom Conselho - PE. Atendendo 389 estudantes com faixa etária de 4 a 6 anos tendo como objetivo mostrar a importância de trabalhar a matemática de forma lúdica, inserindo os jogos para enriquecer as aulas, motivar e despertar o interesse das crianças desta Unidade de Ensino.

JUSTIFICATIVA


           "Para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, o mediador deve organizar jogos voltados para classificação, seriação, seqüência, espaço, tempo e medidas". A introdução de jogos como recurso didático nas aulas de matemática é tido como possibilidade para diminuir os bloqueios apresentados por alguns alunos, a respeito da matemática. Kishimoto (2000).
           A matemática faz parte da nossa vida. Iniciando no nascimento, temos uma data, dia mês e ano, somos pesados, medidos e aí continua a matemática no nosso cotidiano, ela nos acompanha em muitos aspectos de nossa vida.Por isso devemos dar importância e proporcionar aos nossos alunos momentos prazerosos com a matemática.
Nesta perspectiva, quando a prática pedagógica é trabalhada a partir de atividades com o lúdico, os educadores são conduzidos a pensar em mudanças que sejam significativas para o meio educacional, dando ênfase ao desenvolvimento cognitivo e provocar o amadurecimento do ser humano como um todo a partir da ludicidade.
Pode-se entender o universo lúdico como parte fundamental da construção social da subjetividade social da criança, elaborando valores que a sociedade lhe apresenta como importantes e indispensáveis para seu convívio social.
Com a introdução dos jogos matemáticos como recurso pedagógico, a criança aprende brincando e torna-se mais fácil o seu entendimento e compreensão de regras. As regras são de suma importância para a vida em sociedade, despertando também o companheirismo.

OBJETIVO GERAL

           Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de matemática, utilizando à contagem oral, as operações numéricas, a noção de quantidade, de tempo e de espaço, construção das noções matemáticas, desenvolver o pensamento e o raciocínio lógico das crianças.

  ESPECÍFICOS

Ø Utilizar os jogos como instrumento no ensino aprendizagem da matemática;
Ø Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;
Ø Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;
Ø Lê e registrar com compreensão os números;
Ø Conhecer tabela e gráficos simples;
Ø Compreender o conceito de número;
Ø Estabelecer relação entre quantidades, grandezas e formas;
Ø Utilizar em jogos e situações-problema as operações de adição, multiplicação, subtração e divisão;
Ø Interpretar calendários identificando dia, semana, mês e ano;
Ø Classificar sólidos geométricos segundo a forma;
Ø Utilizar cédulas para realizar resoluções de situações problemas;
Ø Conhecer o sistema monetário brasileiro através das cédulas e moedas.

  METODOLOGIA
           O brincar desempenha um papel importante na Educação Infantil e segundo Moyles (2002), deve estar impregnado no maior número possível de atividades apresentadas às crianças, em vez de ser considerado o brincar como um processo, ou seja, como um meio para ensinar e aprender.
           Vygostsky também chama a atenção que a brincadeira possibilita, provoca. Para ele brincar é uma ação de extrema importância para a aprendizagem das crianças, pois nela ocorre uma mediação interpsíquica, que facilita e torna mais efetiva a aprendizagem.
           Diante desta concepção as atividades que farão parte da nossa rotina no ensino da Matemática são as seguintes:

Ø  Apresentação da origem dos números através de textos informativos;
Ø  Uso da calculadora para que as crianças identifiquem e registrem os números solicitados pela professora, contagem, sequência, seriação, etc;
Ø  Jogo da memória;
Ø  Jogo do quebra cabeça;
Ø  Jogo do Dominó;
Ø  Jogo do Bingo;
Ø  Jogos de encaixe,
Ø  Resoluções de problemas do cotidiano, objetos do dia a dia (brinquedos, régua, balança, fita métrica, calendário)  e  sucatas para realizar contagens (tampinhas, contas, palitos, sementes, etc);
Ø  Jogo do dado;
Ø  Jogo do boliche;
Ø  Jogo da amarelinha;
Ø  Jogo da carona;
Ø  Jogo do tabuleiro (quantidade, reconhecimento do número, operações, etc;
Ø  Jogo da trilha (sequência, antecessor, sucessor, quantidade, etc;
Ø  Utilização de músicas relacionadas à contagem e ao sistema de numeração;
Ø  Leitura e escrita dos números.

    AVALIAÇÃO

           A avaliação acontecerá ao longo do processo ensino-aprendizagem, através da           o bservação e participação das crianças e dos registros individuais, proporcionando as mesmas múltiplas possibilidades de se expressar, rever e aprofundar a sua visão em relação ao sistema de numeração decimal, a contagem e ao racíocinio lógico.


   CRONOGRAMA

ATIVIDADES


M

A

M

J

J

A

S

O

N

D
Apresentação da origem dos números através de testos informativos


X









Jogo da memória
X

X

X


X

X
Jogo do quebra cabeça

X

X

X


X

Jogo do Dominó






X
X


Jogo do Bingo
X

X

X

X

X
X
jogos de encaixe

X

X



X


Resoluções de problemas do cotidiano, objetos do dia a dia (brinquedos, régua, balança, fita métrica, calendário, etc)  e  sucatas para realizar contagens (tampinhas, contas, palitos, sementes, etc)

X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Jogo do dado
X

X

X
X

X

X
Jogo do boliche

X

X

X

X
X

Jogo da amarelinha
X



X


X


Utilização da calculadora para contagem, seriação, seqüência e reconhecimentos dos números

X


X


X
X
X
Utilização de músicas relacionadas à contagem e ao sistema de numeração;
Leitura dos números
X
X


X

X

X

Jogo da carona








X

Leitura dos números
X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Culminância do Projeto









X

   
    CONCLUSÃO


           Conclui-se que ao término deste projeto, sentimos que colocamos um pouco de nossa trajetória profissional na tentativa de fornecer subsídios, que possam tornar as nossas aulas de matemática prazerosas, significativas e que auxiliem no desenvolvimento das crianças de 4, 5 e 6 anos à aprendizagem de classificação, seriação, ordenação, comparação,etc. E façam uso do raciocínio lógico resolvendo seus conflitos matemáticos.

 
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Ø  REVISTA CRIANÇA, Informativo ao Professor de Pré-escola, Ano v – nº.10, São Paulo: FAE, 1988.

Ø  TOSATTO, Carla Cristina, O jogo em cena: do prazer de brincar ao prazer de aprender. Curitiba: Positivo, 2006.

Ø  NOVA ESCOLA, Planejamento. São Paulo: Abril, 2006.

Ø  REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, Ministério da Educação e do Desporto, Brasília: MEC/SEF, 1998.


Ø  SIEDEL, Tizuko Morchida, Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortes, 1999.





                   

TEMA: EU TENHO UM NOME


           “É necessária a interação do indivíduo com o meio, a troca de idéias, pensamentos divergentes para que haja interação de saber”.

                                                                                                   (Sonia Kramer, 1989)
                                            


ELABORAÇÃO REALIZADA PELAS PROFESSORAS E A EQUIPE GESTORA

Nº.
NOME
FUNÇÃO
01
Ana Lúcia Pinto Azevedo Queiroz
Professora
02
Ana Maria Tavares da Silva
Professora
03
Ana Marinho Colatino
Professora
04
Edlaine Dias de Oliveira
Professora
05
Eliane Barbosa Ferreira
Professora
06
Eliude Goes de Melo
Professora
07
Elizama Goes de Melo
Professora
08
Flávia Patrícia Tenório Ferro
Orientadora
09
Joelza Barros de Souza Teixeira
Professora
10
Josefa Maria Teixeira Costa
Professora
11
Josenilda Ferreira de Oliveira
Professora
12
Lúcia Lopes de Jesus
Professora
13
Luciana dos Santos
Professora
14
Lucilda Ferreira Tavares
Professora
15
Márcia Alves Costa
Professora
16
Polyana Maria Cabral Feliciano
Professora
17
Rita de Cássia Marques Miranda
Professora
18
Sandra das Chagas Figueiredo
Professora
19
Selma Ferreira de Souza
Diretora

DURAÇÃO: 06 MESES PARA O INFANTIL II (5 E 6 ANOS).
                     06 MESES PARA O INFANTIL I (4 E 5 ANOS).






DEDICATÓRIA

                  Dedicamos este projeto às crianças do Centro de Educação Infantil Maria Marlúcia Correia elas que nos ensinam lições de simplicidade e fortalecem a nossa esperança no poder transformador da Educação.
                             

                                       
SUMÁRIO


APRESENTAÇÃO...........................................................................................................06

JUSTIFICATIVA...............................................................................................................07

OBJETIVOS.....................................................................................................................08

GERAL

ESPECÍFICOS

METODOLOGIA..............................................................................................................09

AVALIAÇÃO....................................................................................................................10

CRONOGRAMA..............................................................................................................11

CONCLUSÃO..................................................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................11



APRESENTAÇÃO


           Este projeto tem como tema: “EU TENHO UM NOME” e será desenvolvido no Centro de Educação Infantil Maria Marlúcia Correia Ferro localizado na rua São Pedro, 36 em Bom Conselho - PE. Atendendo 389 estudantes com faixa etária de 4 a 6 anos tendo como objetivo trabalhar o próprio nome das nossas crianças e apontar as variadas alternativas para que os professores de Educação Infantil enriqueçam sua prática, sua motivação e despertem o interesse das crianças em aprender o seu nome que é significativo na vida do ser humano.
           Na busca de um aperfeiçoamento contínuo de nossa prática pedagógica, desenvolvemos este projeto como mais um recurso do qual os professores poderão associar toda a sua criatividade, competência teórica e prática, ligada às suas vivências no ensino da Linguagem Oral e Escrita.


JUSTIFICATIVA


           “O próprio nome é, entre todas as palavras, aquela que mais significa para a criança. Seu significado é todo especial, carrega um grande valor afetivo – um chamado à Vida.
(Roselena Siviero)
              
           Diante da afirmativa, a escolha da temática “EU TENHO UM NOME” se deu pelo fato de ser um assunto altamente significativo para as crianças no início do processo de alfabetização. O seu nome reflete sua identidade pessoal, sua existência humana. O nome atribui à criança ser pertencente a um lugar, fazer parte deste lugar, um singular tendo seu lugar marcado no coletivo.
           Este coletivo é representado na sala de aula pelos outros, ou seja, o seu grupo. É este grupo que dá consistência e vida ao outro que habita dentro de cada sujeito. A boa relação com este outro é uma conquista e uma conseqüência oriunda da convivência com os outros do coletivo.
           O sujeito é representado pelo seu nome, e é importante que a relação que tem com o outro seja de amor, pois a boa relação com o outro provoca o desejo que neste caso seria a construção da escrita do seu próprio nome.
           O amor a si próprio, a convivência com os outros, a interação da professora propondo situações-desafios facilitarão ao sujeito a resolução do problema: “Construir a escrita do seu nome”.
           Além de representar a criança como pessoa o nome tem, também a função social de identificar seus pertences, marcando sua presença e pertencimento ao grupo. Por isso, é importante oportunizar o convívio da criança com a escrita do seu nome.
           Sendo o nome a palavra que a criança pode memorizar, antes de qualquer outra, torna-se um modelo de escrita e cumpre função muito especial, pois, via a regra, é a primeira forma gráfica dotada de estabilidade no processo de aquisição da linguagem escrita.
           O nome comporta, porém, outros pressupostos importantes: dá informação sobre as letras; sua forma convencional; sobre a quantidade de letras necessárias para escrevê-lo; sobre a variedade, posição e ordem das letras; serve de ponto de referência para confrontar as concepções da criança com realidade convencional a escrita.
           O produto final deste trabalho será uma exposição coletiva da evolução da escrita do nome das crianças através de atividades escritas e lúdicas realizadas, e uma mesa de autográfos.

OBJETIVOS

GERAL

v   Proporcionar à criança reconhecer e escrever seu nome nas diversas situações do cotidiano em que seu uso se faça necessário.

ESPECÍFICOS

v Motivar as crianças a construírem o conhecimento sobre leitura e escrita do seu nome;
v Escrever livremente e ler seu nome de forma convencional e não convencional;
v Proporcionar às crianças a sua interação com o mundo das letras;
v Identificar o seu nome em diversas situações;
v Escrever seu nome em diversas situações que se faça necessário o seu uso;
v Possibilitar à criança produzir a escrita do próprio nome a punho, utilizando o conhecimento que dispõe sobre o sistema de escrita;
v Reconhecer o nome enquanto identidade;
v Familiarizar as crianças com as letras do alfabeto, promovendo a discriminação e comparação de semelhanças e diferenças;
v Reconhecer a letra inicial e final dos nomes, percebendo a posição da letra na palavra;
v Proporcionar as crianças a fazerem a ordenação do nome próprio e outras palavras;
v Relacionar as letras do seu nome com as do colega, número de letras do nome, nome com menos e mais letras, através do jogo;
v Identificar os sons iniciais, mediais e finais no seu nome próprio e dos colegas.

METODOLOGIA

           “O nome próprio escrito, ou a assinatura, é parte da pessoa, de sua identidade”.
(Ferreiro, 1970)

           Sabemos que cada ser tem sua individualidade, que é reforçada por seu nome que o identifica, o diferencia, o situa socialmente.
           Ao lado da carga afetiva que o nome traz, o conjunto dos nomes da turma passa a se tornar modelo de escrita fixa, que devem ser conhecida por todos, para que, a partir delas, análises, confrontos e construções de novas palavras ocorram.
           Relacionando as letras do seu nome com as do colega, número de letras do nome, nome com menos letras, através de jogos, a criança identifica e constrói a escrita do seu nome e dos colegas.
           Diante do que foi mencionado, iremos trabalhar a seguinte metodologia:
v  Utilização de crachás;
v  Utilização de fichas;
v  Apresentação do nome através de tatuagem, pulseira, colar, etc.;
v  Procurar o seu nome na lista dos nomes dos alunos;
v  Jogos variados: bingo, dado, boliche...;
v  Escrita livre e leitura do seu nome;
v  Ordenação com letras móveis;
v  Trabalho artístico com a letra do seu nome;
v  Leitura do nome em fichas e em cartazes;
v  Lista do nome dos alunos;
v  Trabalhar com diferentes gêneros textuais como: música, parlenda, textos informativos, poesia, contos, fábula, etc.;
v  Atividades de escrita referente aos nomes das crianças;
v  Alfabeto móvel e fixado na parede;
v  Produção textual;
v  Trabalhos artísticos envolvendo o nome;
v  Assinatura do nome da criança mensalmente;
v  Produção de textos descritivos.

AVALIAÇÃO

“A avaliação precisa ser uma atitude, um gesto afetivo, uma acolhedora que reflita uma educação de qualidade, de sensibilidade e de respeito aos educandos e aos educadores”.
(Gavião, Ana Teresa)
           Cada criança possui uma natureza singular que a caracteriza como ser que sente e pensa o mundo, de um jeito muito próprio. Através da interação com as pessoas e com o meio que a circunda, a criança vai conhecendo o mundo e se autoconhecendo.
           Compreender, conhecer e avaliar o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo é o grande desafio da Educação Infantil.
           A prática que iremos avaliar será continuamente, através das atividades propostas, escrita mensalmente do seu nome e dos testes de escrita, pois fornecem informações para a tomada de decisões que auxiliam a criança como um todo e organizar a práxis docente.
           A lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional 9394/96, na seção II – Da Educação Infantil, destina um de seus três artigos à questão da avaliação: Art.31 “Na Educação Infantil a avaliação far-se-á á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental”.
           A Lei apresenta, portanto, uma proposta de avaliação contínua, sem o objetivo de excluir e selecionar a criança, mas voltada para o acompanhamento de seu desenvolvimento.
           Ao avaliar o aluno o professor contribui decisivamente para o desenvolvimento integral do potencial infantil, e ela será um instrumento para ele a reformular a ação educativa que exerce. (Nicolau,2002)
          
CRONOGRAMA

ATIVIDADES


M

A

M

J

J
Utilização de crachás
X




Utilização de fichas
X
X
X
X
X
Apresentação do nome através de tatuagem e etc.
X
X



Procurar o seu nome na lista dos nomes dos alunos
X
X



Jogos variados: bingo, dado, boliche
X
X
X
X
X
Escrita livre e leitura do seu nome
X
X
X
X
X
Ordenação com letras móveis
X




Trabalho artístico com a letra do seu nome
X




Leitura do nome em fichas e em cartazes
X
X



Lista do nome dos alunos
X
X
X
X

Trabalhar com diferentes gêneros textuais como: música, parlenda, textos informativos, poesia, contos, fábula, etc
X
X
X
X
X
Atividades de escrita referente aos nomes das crianças
X
X
X
X
X
Alfabeto móvel e fixado na parede
X
X
X
X

Produção textual
X
X
X


Trabalhos artísticos envolvendo o nome
X
X
X


Assinatura do nome da criança mensalmente
X
X
X
X
X
Culminância do Projeto




X


CONCLUSÃO
           Conclui-se que ao desenvolver este projeto iremos amenizar os problemas referentes à escrita do nome próprio, como também incentivar as nossas crianças a valorizarem a sua escrita nos diversos níveis.
          
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

-  REFERENCIAL CURICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.
-  POSITIVO, Desafios do conhecimento, vol.01, Curitiba: Copyright, 2004.
- PROCÓPIO, Mércia Maria Silva, Letra, palavra e texto: Alfabetização e projetos,           Paulo:Scipione, 2001.
- XAVIER, Avani Avelar, Alfabetização sem mistério: Manual do Professor, Belo Horizonte: Dimensão, 2004.
- AROEIRA, Maria Luiza Campos, No mundo das palavras, Belo Horizonte: Dimensão, 2004.
- PINTO, Geruza Rodrigues, O dia-a-dia do Professor, vol.1, Belo Horizonte: FAPI LTDA.







PROJETO JUNINO 2012
“ O ARRAIÁ DO REI DO BAIÃO VAI SÊ BÃO DE MONTÃO”
 
            

ELABORAÇÃO REALIZADA PELAS PROFESSORAS E EQUIPE GESTORA


Nº.
NOME
FUNÇÃO
01
Ana Lúcia Pinto Azevedo Queiroz
Professora
02
Ana Maria Marinho Colatino
Professora
03
Ana Maria Tavares da Silva
Professora
04
Edlaine Dias de Oliveira
Professora
05
Eliane Barbosa ferreira
Professora
06
Eliude Goes de Melo
Professora
07
Elizama Goes de melo
Professora
08
Flávia Patrícia Tenório Ferro
Orientadora
09
Joelza Barros de Souza Teixeira
Professora
10
Josefa Maria Teixeira Costa
Professora
11
Josenilda Ferreira de Oliveira
Professora
12
Lúcia Lopes de Jesus
Professora
13
Luciana dos Santos
Professora
14
Lucilda Ferreira Tavares
Professora
15
Márcia Alves Costa
Professora
16
Maria Aparecida Almeida de carvalho
Professora
17
Polyana Maria Cabral Feliciano
Professora
18
Rita de Cássia Marques Miranda
Professora
19
Roberta Leite Alves
Professora
20
Sandra das Chagas Figueiredo
Professora
21
Selma Ferreira de Souza
Diretora

DURAÇÃO: 02 SEMANAS
CRIANÇAS ATENDIDAS: INFANTIL I (4 E 5 ANOS) E INFANTIL II (5 E 6 ANOS).


APRESENTAÇÃO

           Este projeto que tem como tema: “O ARRAIÁ DO REI DO BAIÃO VAI SÊ BÃO DE MONTÃO”, será realizado no Centro Municipal de Educação Infantil, durante o mês de junho do referido ano, onde atenderá crianças de 4, 5 e 6 anos, com o objetivo de incentivar as crianças a apresentarem gosto pelas festas juninas, oferecendo-as oportunidades  de descontração, socialização e ampliação de seus conhecimentos.


JUSTIFICATIVA

           O mês de junho sempre desperta um grande interesse nas crianças em trabalhar o assunto “FESTA JUNINA”. O mês é marcado por grandes comemorações. As pessoas soltam fogos de artifício, enfeitam suas ruas e casas com bandeirinhas, com balões, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.
           Sendo assim, o projeto surgiu com a finalidade de proporcionar as crianças de Educação Infantil de 4, 5 e 6 anos a exploração das datas comemorativas, ajudando assim a elas conhecerem um pouco a cultura do Brasil e identificar seus costumes e tradições.

OBJETIVO GERAL

           Incentivar nas crianças o gosto pelas festas juninas, oferecendo oportunidades de descontração, socialização e ampliação dos seus conhecimentos através de atividades diversificadas, brincadeiras e apresentações características destes festejos, ressaltando seus aspectos popular, social e cultural. Como também a história de Luiz Gonzaga.


OBJETIVOS ESPECIFÍCOS

  •    Conhecer a origem das festas juninas;
  •        Conhecer as características das festas juninas;
  •         Promover festas no C.E.I.M.M.C.F;
  •   Propiciar as crianças a participarem em diversas brincadeiras;
  •     Conhecer os costumes valorizar a tradição;
  •     Incentivar a apreciação pelas festas;
  •   Compreender a história das festas juninas, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
  •    Ampliar o vocabulário;
  •     Conhecer a biografia de Luiz Gonzaga;
  •     Desenvolver os ritmos e as habilidades motoras;
  •    Informar sobre o perigo que pode causar ao soltar balões:  
  •   Prejuízos dos campos queimados, as plantações e a as pessoas;
  •   Lembrar dos santos padroeiros nesta festa: Santo Antônio,São João e São Pedro como homens que viveram como verdadeiros cristãos;
  •     Conhecer a diversidade textual.

METODOLOGIA

  •    Socialização do tema e conhecimento que cada criança possui sobre ele;
  •         Letra inicial e final, quantidade de letras;
  •      Sílaba inicial, medial e final;
  •   Leitura e escrita de diversos gêneros textuais: advinha, receita, música e convite;
  •      Produção de uma lista das comidas típicas;
  •      Jogo da memória para noções de pares;
  •      Cruzadinha envolvendo o tema do projeto;
  •      Jogo do bingo com os símbolos juninos;
  •   Ensaio de danças e quadrilha homenageando Luiz Gonzaga;
  •      Confecção do convite para a festa;
  •      Confecção de bandeiras para a decoração da sala;
  •      Cantar e dançar músicas juninas;
  •   Brincadeiras de roda, pescaria, tiro ao alvo, argolas, estourar bolas, etc;
  •      Desenho e colagem livre sobre o tema;
  •      Uso da audição para a apreciação musical.

CULMINÂNCIA

           A culminância se dará com a apresentação das danças por duplas de turmas no dia 22 de junho de 2012.


AVALIAÇÃO

           Será avaliado no decorrer do projeto a participação, a colaboração e organização das crianças durante as atividades. Aproximando-se da realidade, em benefício do seu desenvolvimento, vinculando os conteúdos curriculares à programação, com aproveitamento pedagógico das atividades desenvolvidas de forma interdisciplinar.

CONTEÚDOS A SEREM VIVENCIADOS DURANTE O PROJETO DOS REFERENTES COMPONENTES CURRICULARES

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

  Leitura, compreensão e interpretação dos gêneros textuais:
o   Receita;
o   Conto;
o   Convite;
o   Música;
o   Lista;
o   Advinhas.

Associação de idéias;
  •       Reconhecer personagens;
  •       Alfabeto;
  •      Letra inicial, final e quantidade de letras;
  •      Sons iniciais, mediais e finais.
  •   
  • MATEMÁTICA

  Sistema de numeração decimal:
o   Contagem;
o   Sequência de 0 a 20;
o   Noção de pares;
o   Probleminhas de adição.

NATUREZA E SOCIEDADE

  Origem das festas juninas;
  Símbolos juninos: Fogueira, balão, fogos e bandeira;
  Biografia de Luiz Gonzaga;
  Instrumentos musicais: Sanfona, triângulo e zabumba;
  Tradições culturais: crenças e danças.

MOVIMENTO

  Expressividade corporal;
  Coordenação motora;
 Habilidades motoras: Dança e brincadeira da pescaria e da argola.

MÚSICA

  Apreciação musical;
  Ritmo:
o   Forró;
o   Ciranda;
o   Xaxado;
o  Quadrilha.

ARTES

 Fazer artístico:
o   Confecção de bandeiras;
o   Dobradura do instrumento musical sanfona;
o   Desenho livre dos símbolos juninos;
o   Recorte e colagem;
o   Pinturas diversas ( tinta, lápis cera, sementes, etc.)

RECREAÇÃO

  Ensaio das danças para culminância do projeto.    

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